Atraso em confirmações
Incident Report for InsteLikes
Postmortem

Os atrasos...

Identificamos atrasos significativos nas confirmações dos pedidos, isto é, o InsteLikes demorava muito tempo para confirmar as “moedas pendentes”. Havia diversos motivos para isso ocorrer: desde filas internas, sistemas de ordenação e agendamento, o processo de verificação dos dados e falhas de comunicação com o Instagram.

Estas lentidões são ruins para a experiência de todos os usuários. Mas, elas são piores quando são inconsistentes, quando esperamos por algo em alguns segundos e subitamente passa a demorar horas. O InsteLikes não tem o intuito de confirmar instantaneamente, ou em alguns segundos. Desde o início da versão 2019, o InsteLikes foi concebido para haver moedas pendentes e haver esta verificação assíncrona, mas precisamos determinar o “quão lento” é aceitável.

Uma nova atualização foi feita, onde visa manter uma maior estabilidade, os pedidos devem ser concluídos em até 10 minutos após clicar em “Confirmar”, em “Receber”. Desta forma, o objetivo final, é que não demore horas para confirmas, mas não seja tão rápido como em poucos segundos.

As falhas...

Os atrasos na confirmação não tendem a representar grandes problemas, já que o InsteLikes irá verificar os dados de qualquer maneira. Entretanto, por consequência da atualização, acabamos criando um erro. Após algumas análises, identificamos uma falha do InsteLikes ao validar algumas transações, esta falha foi consequência de uma atualização recente (https://blog.instelikes.com.br/2020-0-3/).

Em geral, na nova atualização é esperado que o processo de validação demore mais tempo, permitindo maiores e múltiplas verificações. Entretanto, este novo mecanismo apresentou uma falha, tal falha causava o InsteLikes a considerar um perfil como privado, mesmo que não estivesse em modo privado. Este comportamento beneficiou aqueles que erroneamente consideramos que foram impedidos de seguir.

Isto afetou cerca de 2.23% das transações ocorridas entre 2020-07-24 até 2020-07-25 (incluso), e cerca de 0.14% dos usuários do website.

Este problema foi corrigido. Uma vez que este problema é completamente do InsteLikes: todos os usuários, que solicitaram interações e afetados pelo problema, obtiveram como “Presente” a quantidade de moedas que foram utilizadas. Nenhuma outra notificação especial foi enviada aos usuários envolvidos, portanto deverá consultar em “Registros” por “Presente”. Pode haver múltiplos “Presente” dependendo dos perfis afetados e dos pedidos criados.

Posted Jul 26, 2020 - 08:13 GMT-03:00

Resolved
This incident has been resolved.
Posted Jul 26, 2020 - 07:54 GMT-03:00
Monitoring
A fix has been implemented and we are monitoring the results.
Posted Jul 24, 2020 - 14:52 GMT-03:00
Investigating
Esta sendo investigado alguns atrasos significativos nas confirmações das interações.
Posted Jul 22, 2020 - 01:31 GMT-03:00
This incident affected: InsteLikes Website and InsteLikes API.